Organizações internacionais consideram que a má conduta científica é uma realidade que se manifesta, entre outros motivos, por meio da fabricação de dados, falsificação de resultados e pela prática do plágio acadêmico. [2] [3] [6] [8] [9]
Um estudo mostrou que 84% dos cientistas alegam ter presenciado práticas de má conduta, como o plágio, entre seus colegas.[10] Já foi constatado que 16,6% das retratações em publicações se deve ao plágio. [11]
No Brasil, as pesquisas mostram que, entre trabalhos publicados por pesquisadores, em 44% deles há incidência de plágio. [12] Entre os estudantes de pós-graduação, 65% consideram que seus colegas cometem plágio acidentalmente [13] e 87% dos alunos ingressantes no ensino superior não sabem o que é plágio.[14]
Entretanto, a promoção de Boas Práticas de Pesquisa, tem sido preocupação das instituições de ensino e pesquisa, as quais têm divulgado diretrizes com a finalidade de prevenir a ocorrência, punir casos de má conduta e fortalecer a integridade científica. Tais ações são direcionadas a todos os envolvidos no processo de produção de conhecimento, sejam eles pessoas (estudantes, professores, pesquisadores, editores ou gestores) ou instituições (escolas, universidades, revistas científicas, editoras ou agências de financiamento). [1] [4] [5] [7]
O plágio acadêmico é uma forma de fraude autoral, que embora possa ser enquadrada de acordo com a Lei de Direitos Autorais, no campo acadêmico, adquire contornos específicos que extrapolam os limites legais, caso do autoplágio (redundância), que é um tipo de fraude autoral rejeitada no âmbito científico ou o conluio, que pode ocorrer tanto pela compra de trabalhos acadêmicos que são apresentados como próprio ou por meio de dissimulações, como a autoria fantasma, presenteada ou convidada.
Portanto, o plágio acadêmico é uma realidade entre estudantes nas instituições de ensino, bem como está presente nas publicações de pesquisadores. Porém, trata-se de uma prática reprovável, cometida muitas vezes por desconhecimento ou negligência, mas que pode ser evitada por meio do desenvolvimento de algumas competências informacionais.